Como aposentar uma pessoa sem nunca ter contribuído ao INSS


Como aposentar uma pessoa sem nunca ter contribuído ao INSS. Muita gente não sabe, mas há como aposentar uma pessoa sem nunca ter contribuído com a previdência. Veja como.
A Previdência Social é como um seguro de automóvel, o beneficiário paga esperando utilizá-lo somente em um infortúnio ou quando se aposentar, mas e quando a pessoa nunca pagou como fica?
Por analogia ao seguro de automóvel quando acontece um acidente a seguradora somente ressarcirá o proprietário se ele estiver pagando o seguro, logo, somente se aposentará no INSS quem tiver contribuído e possuir a carência (número de contribuições necessárias) exigida para a aposentadoria na qual se enquadrar.
No entanto, o INSS não abrange somente a previdência, mas também a assistência social, que concede um benefício de um salário mínimo mensal sem a pessoa nunca ter contribuído, comumente chamado de aposentadoria.
Esse benefício assistencial é chamado de Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social – Lei 8742/93). A assistência a esse benefício é restrita a quem comprove dela necessitar.
No Benefício de Prestação Continuada ou LOAS o indivíduo (seja homem ou mulher) receberá mensalmente o valor de 1 salário mínimo vigente, atualmente no valor de R$ 1.045.
Os requisitos para poder receber esse benefício são:
- Ser pessoa (homem ou mulher) idosa (65 anos ou mais);
- Comprovação de não possuir meios de prover o próprio sustento ou de não poder tê-lo pela família;
- Não receber outro benefício do INSS;
- A renda per capita da família inferior a 1/4 do salário mínimo vigente.
Define-se família, as pessoas, que vivam sob o mesmo teto da pessoa que está requerendo o benefício.
Veja mais:
Teto do INSS 2020 fica acima do esperado pelos aposentados
Como liberar a isenção de IPTU para aposentados e pensionistas do INSS
Quais documentos levar
No início desse post eu mencionei que para conseguir esse benefício é preciso comprovar que você realmente necessita desse benefício social. Por isso antes de ir até o INSS, você precisa se organizar, pesquisar e juntar os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Documento de identidade, carteira de trabalho, ou outra documentação com foto que possa identificar quem é você;
- CPF, se tiver;
- Comprovante de residência;
- Laudo médico da pessoa com deficiência;
- E o estudo social.
Deixe sua documentação em dia e obtenha a sua matrícula no CadÚnico, isso é um dos pré-requisitos mais importantes para o BPC.
________
Fonte: *Com informações Bruna Andrade é advogada em Mato Grosso – Migalhas e reportagem