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EXCELENTE NOTÍCIA para 400 mil beneficiários do INSS acaba de sair

Em janeiro, havia pelo menos 1,3 milhão de pedidos, mas em junho desse ano, o número havia sido reduzido para 900 mil.

EXCELENTE NOTÍCIA para 400 mil beneficiários do INSS acaba de sair

Obter benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem se tornado cada vez mais desafiador, devido à crise enfrentada pela Previdência Social, resultando em uma grande quantidade de requerimentos represados e aumento no tempo de espera para receber os salários. No entanto, recentemente, houve uma excelente notícia com a aprovação de 400 mil processos.

No dia 6 de julho, ocorreu uma reunião dos gestores da Previdência na Superintendência Sudeste II, responsável pelos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Durante o encontro, o INSS informou que a fila de recursos administrativos diminuiu no último semestre. Em janeiro, havia pelo menos 1,3 milhão de pedidos, mas em junho desse ano, o número havia sido reduzido para 900 mil.

Essa redução significa que 400 mil processos com recursos contra a autarquia, que estavam aguardando uma resposta, finalmente foram atendidos. Embora seja motivo de comemoração, pois parte da população que esperava uma decisão sobre seu pedido foi atendida, ainda há um longo e preocupante caminho a percorrer.

Isso ocorre porque a fila do INSS para benefícios iniciais, ou seja, para o primeiro pedido, ainda conta com 1,79 milhões de requerimentos. Dentre esses, 1,19 milhão são solicitações de análise administrativa, nas quais não é necessária a realização de perícia médica. Já os pedidos que dependem de perícia, como o auxílio-doença, totalizam 596 mil.

Quais beneficiários do INSS tiveram seus pedidos atendidos?

É importante mencionar que a redução de 400 mil pedidos se refere aos processos administrativos contra as decisões da Previdência. Para os pedidos iniciais, ou seja, para a primeira solicitação, nada mudou e a fila continua extensa. A diminuição de 400 mil pedidos se aplica àqueles que não concordaram com a decisão do INSS e entraram com um recurso solicitando uma nova avaliação.

Quando um pedido é negado, o segurado tem um prazo de 30 dias para apresentar uma defesa contestando a decisão. Isso é especialmente importante para fornecer novos documentos que comprovem as exigências, como extratos de contribuição ou laudos médicos. Após isso, o Instituto realizará uma nova análise do pedido.

A solicitação de contestação pode ser feita diretamente no aplicativo ao verificar que o benefício foi negado. Se a resposta também for negativa, o segurado ainda tem a opção de entrar com um processo judicial, mas será necessário contar com a assistência de um advogado e arcar com os custos associados.

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