INSS lança nova versão do Meu INSS com mudanças


INSS vai lançar novo aplicativo Meu INSS com mudanças.
INSS lança nova versão do Meu INSS com mudanças.
O INSS lançou uma nova versão web e do aplicativo Meu INSS. A atual versão do aplicativo Meu INSS foi toda desenvolvida levando em consideração as sugestões dos cidadãos coletadas nos últimos grupos focais – inclusive nominações e até o layout do app. A nova versão web do Meu INSS foi lançada na última quinta-feira (30 de janeiro). O objetivo do órgão é facilitar a vida dos aposentados, pensionistas e todos os segurados do INSS. Saiba o que muda mais abaixo.
INSS testou a nova versão
Para testar a nova versão, o INSS testou a nova versão durante um evento. Na última semana, o INSS realizou mais uma ação para avaliar, testar e melhorar cada vez mais seus canais de atendimento e sua forma de interação com os cidadãos.
Durante o encontro, foram avaliadas a usabilidade da nova versão teste do Meu INSS além da Carta de Concessão, documento que comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício, a forma de cálculo utilizada para apuração da renda mensal inicial e fornece informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.
“A data da concessão se confundia com a data de pagamento. Por isso sugeri que isso ficasse mais claro”, afirmou Florismar Vilarindo de Araújo (58), vigilante há 31 anos, sobre a Carta de Concessão. Já sobre a nova versão do site do Meu INSS, ele considerou que está bem explicado e destacou que, mesmo com as constantes melhorias na ferramenta, haverá pessoas com dificuldade.
José Maria de Oliveira (73), aposentado desde 2002 e que atuou como vigilante por 47 anos, disse que já conhecia o Meu INSS. “Uso direto. Antes precisava ir na agência, hoje basta digitar direitinho no Meu INSS e pronto. Espero que melhore cada vez mais”, afirmou. Sobre a Carta de Concessão demonstrou que considera muito bom o fato de agora poder imprimir, direto da sua casa, o documento, sem precisar ir à agência. “Importante a gente estar por dentro das coisas”.
O que muda na nova versão do meu INSS?
De acordo com o INSS, a nova versão terá:
- Escrita em linguagem simples.
- Mais explicações sobre os serviços
- Mais fácil de mexer
- As solicitações poderão ser feitas de forma rápida e prática.
- Novos serviços
- Está mais leve e completo
Veja também: Aposentados do INSS podem ficar sem metade do 13º em agosto
Ao todo, 96 serviços podem ser feitos pelo cidadão por meio do telefone ou novo Meu INSS (site e aplicativo para celular).
Seu INSS
Dentre os serviços agora disponíveis no Meu INSS, estão o Pedido de Revisão da aposentadoria, o Cálculo da Guia de Recolhimento, a Inscrição na Previdência Social e a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Para acessar os serviços, basta abrir o site ou aplicativo.
Carnê
O Cálculo da Guia de Recolhimento: também conhecido como “carnê”, permite ao cidadão calcular a GPS (Guia da Previdência Social) para quitar contribuições junto ao INSS. O público-alvo são os segurados que contribuem por meio de carnê e são autônomos.
Prova de vida
Para 2020, o INSS pretende implantar de forma definitiva a prova de vida por biometria, que é feita por meio da impressão digital do beneficiário, no aplicativo Meu INSS. Desta forma o segurado não vai precisar sair de casa para fazer o procedimento. O INSS espera que o sistema seja liberado ainda no 1º semestre.