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INSS mata idosa seis vezes e bloqueia aposentadoria

INSS mata idosa seis vezes e bloqueia aposentadoria
INSS mata idosa seis vezes e bloqueia aposentadoria (Foto: Reprodução/TV Globo)

INSS mata idosa seis vezes e bloqueia aposentadoria. Ela está sem receber aposentadoria pela oitava vez por erro do INSS.

A aposentada Maria José da Silva, que já havia “morrido” seis vezes para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), achou que as dificuldades para receber a aposentadoria já haviam sido resolvidas. Depois da denúncia da TV Globo no dia 9 de janeiro, o benefício chegou a ser reativado, mas em menos de 24 horas, foi bloqueado novamente porque, segundo INSS, a aposentada havia “morrido” novamente.

A filha de Maria José conseguiu reverter a situação, mas o problema voltou a acontecer na semana seguinte. O oitavo bloqueio da aposentadoria foi feito, mais uma vez, pela “morte” da contribuinte.

“Dessa vez está sendo um pouco mais complicado. Liguei para o 135 e eu fui impossibilitada. Disseram que não tinha como fazer porque não tinham 30 dias da minha outra solicitação”, disse a filha da aposentada, a telefonista Poliana Gomes da Silva.

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Para dona Maria José, a situação é triste. “Eu estou aborrecida com isso. Tenho até desgosto, porque a gente trabalha a vida toda e quando chega no fim da vida, a gente é humilhado”, afirmou a aposentada.

Na agência do INSS da Avenida Mário Melo, no Centro do Recife, a reportagem encontrou outras pessoas com problemas. Foi o caso da costureira Maria das Graças Cavalcanti de Souza, que tenta conseguir o auxílio-doença do marido, que sofreu três infartos e um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Eu ligo para o 135 e falaram que, para entregar esse documento, não precisava agendar. Quando cheguei pessoalmente, me disseram que eu tinha que agendar. Não querem dar a ficha”, disse Maria, que tenta o benefício há mais de um ano.

Respostas do INSS

A respeito do problema enfrentado por Maria das Graças e pelo esposo, o INSS informou que há uma pendência administrativa para entrega de documentos. O Instituto informou que ele foi atendido e liberado.

Já em relação à aposentada Maria José da Silva, o INSS afirmou que o benefício foi suspenso por suspeita de óbito, por se tratar de homônimo. A instituição também disse que o sistema informatizado de controle de óbitos é responsável por colher as informações de mortes dos cartórios de registro civil de pessoas naturais do Brasil e repassar ao INSS.

Ao constatar que o benefício foi suspenso indevidamente por erro de processamento do sistema, o INSS iniciou a reativação e o pagamento do benefício, com juros e correções.

Fonte: Do G1

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