INSS vai mudar pagamento da aposentadoria a partir deste ano


INSS vai mudar pagamento da aposentadoria a partir deste ano.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que, a partir de 2020, todos os novos benefícios terão o primeiro pagamento feito através de cartão magnético, que também poderá ser usado na função de débito.
Atualmente, para receber o primeiro pagamento, o segurado recebe uma carta do INSS. Com o documento em mãos, deve ir até uma agência bancária indicada pelo órgão e apresentar sua identificação.
Quem não tem conta-corrente pode optar pela emissão do cartão magnético e seguir recebendo a aposentadoria nesta conta-benefício. Nessa modalidade, só é permitido sacar o valor total do benefício mensal. Já aqueles que têm conta-corrente podem optar pelo crédito em conta. Desta forma, a movimentação dos valores da aposentadoria segue as regras normais da conta. O beneficiário também poderá optar por sacar o dinheiro ou transferi-lo para outro banco.
A partir de 2020, no entanto, todos os novos pagamentos serão feitos automaticamente por um cartão, que não obrigará o segurado a abrir conta-corrente em nenhum banco e possibilitará o uso da função de débito automático. Com isso, não será cobrada taxa ou anuidade.
O INSS diz que a mudança tornará o recebimento do benefício mais seguro, uma vez que elimina o saque do pagamento de uma só vez e evita que o segurado saia da agência com todo o valor, no caso de quem opta por não receber em conta-corrente.
Como vai ser a partir de 2020?
- O INSS vai modificar a forma de pagamento do primeiro benefício para aposentados e pensionistas
- A alteração deverá começar a valer em 2020, conforme anunciou o órgão
- O segurado vai poder utilizar o cartão-benefício para fazer compras no débito automático
- Dessa forma, não precisará sacar o dinheiro todo de uma só vez
- Além disso, os beneficiários não precisarão abrir uma conta-corrente para ter direito ao débito
- O cartão estará atrelado à conta-benefício
- Por isso, não será cobrada nenhuma taxa ou anuidade do segurado.
- O INSS diz que a medida trará mais segurança ao segurado, que não precisará sair das agências com todo o valor do benefício em mãos
Sem taxas
- Os especialistas alertam apenas para que os segurados fiquem atento à cobrança de taxas
- Segundo o INSS, não será cobrada taxa de administração da conta-corrente
- Caso a cobrança seja feita, o segurado estará sendo prejudicado, uma vez que caberá a ele o ônus de pagar a anuidade da conta