Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

INSS: veja como transferir o benefício para outro banco e ter mais comodidade

Caso você necessite solicitar essa transferência, é fundamental saber como proceder para realizar o pedido de maneira adequada.

INSS: veja como transferir o benefício para outro banco e ter mais comodidade

A transferência do benefício do INSS pode ser motivada por diversos fatores, como, por exemplo, mudança de endereço. No entanto, caso você necessite solicitar essa transferência, é fundamental saber como proceder para realizar o pedido de maneira adequada.

Após o INSS conceder o benefício ao segurado, é preciso aguardar cerca de 15 dias para receber o primeiro pagamento. Os dados locais e corretos de pagamento podem ser consultados através do portal Meu INSS, onde é possível acessar o serviço de “Extrato de Pagamento”.

Os pagamentos do INSS são efetuados de acordo com uma tabela pré-estabelecida pelo órgão, que determina a data de recebimento do benefício com base no penúltimo número do benefício, ou seja, aquele que está antes do traço. O número do benefício pode ser encontrado em diversos documentos, como o cartão de benefício, a carta de concessão, o extrato de pagamento e o extrato previdenciário (CNIS).

A tabela, geralmente divulgada no final do ano anterior, divide os pagamentos entre aqueles que recebem até um salário mínimo e os que recebem mais do que esse valor. Assim, aposentados, pensionistas e outros segurados do INSS podem saber quando irão receber o pagamento, que pode ser depositado em conta corrente ou poupança, ou ainda disponibilizado por meio de um cartão magnético.

Mas e se você deseja transferir o benefício para outro banco ou agência?

Isso também é possível. Caso você opte por transferir apenas para outra agência, por questões de comodidade ou deslocamento, por exemplo, basta comparecer à agência de origem com o cartão do benefício e os documentos necessários para solicitar a troca. Já se houver necessidade de transferir para outro banco, o beneficiário deve dirigir-se à agência do novo banco e fazer a solicitação.

Importante ressaltar que essa solicitação de transferência pode ser feita também pela internet, através do portal Meu INSS, e não é preciso apresentar documentos autenticados. Basta informar os dados da nova conta do titular.

Para facilitar o procedimento, os beneficiários têm a opção de realizar um download pelo site ou aplicativo Meu INSS.

A seguir, fornecemos um passo a passo para auxiliar no processo:

  • Acesse o portal Meu INSS, clique em “Entrar com gov.com” e faça o login utilizando seu CPF e senha cadastrada;
  • Na primeira tela, clique no menu representado por três traços na horizontal;
  • Escolha a opção “Agendamentos/Solicitações”;
  • Na barra de busca, digite “Alterar local” e selecione a opção “Alterar Local ou Forma de Pagamento”;
  • Informe os dados da conta para a qual deseja transferir o benefício;
  • Clique em “Avançar”, leia as informações e finalize a solicitação.

Pronto! A transferência  será solicitado e o processo poderá ser acompanhado pelo próprio portal Meu INSS. Caso surjam dúvidas ou seja necessário obter informações adicionais, é possível entrar em contato através do telefone do INSS, discando para o número 135.

Lembre-se de que a transferência do benefício do INSS é um direito do seguro, e realizar o procedimento de forma correta garante que o pagamento continue sendo recebido sem problemas em sua nova conta ou agência, proporcionando maior tranquilidade e comodidade ao beneficiário.

Veja também: MEI: veja como pagar DAS em atraso e regularizar a situação com o Fisco

Comentários estão fechados.