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Novo Sistema do pente-fino procura 12 tipos de irregularidades em pagamentos do INSS

Novo Sistema do pente-fino procura 12 tipos de irregularidades em pagamentos do INSS
Novo Sistema do pente-fino procura 12 tipos de irregularidades em pagamentos do INSS

Novo Sistema do pente-fino procura 12 tipos de irregularidades em pagamentos do INSS.

O Programa de Integridade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que estabelece a Estratégia Nacional Antifraude Previdenciária, já está ativo e conta também com o novo Sistema de Verificação da Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios.

O sistema tem como objetivo combater às fraudes e eliminar as irregularidades. O programa está sendo coordenado pela Diretoria de Integridade, que está à frente do programa de revisão nos benefícios (pente-fino) que já cessou ou suspendeu, ao longo de 2019, 261 mil benefícios irregulares em todo o país, com economia anual de R$ 4,3 bilhões.

“O Programa de Integridade do INSS parte da premissa de que tão, ou mais importante do que a cessação de benefícios irregulares, é a identificação das causas que levaram ao pagamento de forma irregular. Esse processo de aprendizado nos permitirá um Programa de Integridade mais hígido, perene, para que no INSS exista diminuição gradativa e constante do número de pagamentos irregulares”, destaca o presidente do INSS, Renato Vieira.

Pente-fino 2020

O pente-fino do INSS vai continuar neste mês de janeiro e também fevereiro. O órgão continua trabalhando forte para identificar irregularidades e já está notificando milhares de aposentados, pensionistas e outros segurados cujos benefícios possuem indícios de irregularidades.

De acordo com o órgão, a identificação dos casos suspeitos é resultado da implantação de um novo sistema chamado de “Sistema de Verificação da Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios” que verifica automaticamente a folha de pagamentos dos 35 milhões de beneficiários do órgão. O objetivo, conforme o INSS, é realizar varredura mensal em toda a folha de pagamento do INSS, à luz das mais diversas causas de irregularidade.

O que faz o Sistema de Verificação da Folha de Pagamento de Benefícios do INSS?

O Sistema de Verificação da Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios do INSS faz uma auditoria mensal preventiva e automática em aposentadorias, pensões, BPC e auxílios pagos pelo INSS. Ele realiza uma varredura mensal em toda a folha de pagamento procurando irregularidades. Desde o início da operação do novo sistema, houve um crescimento exponencial do número de processamentos de casos com indício de irregularidades. Até o momento, 1,84 milhão de beneficiários estão sendo notificados pelo INSS, o que representa um crescimento de aproximadamente 1.350% em relação a 2018.

12 tipos de irregularidades procuradas pelo Sistema?

  1. Pessoas que fraudaram o sistema para obter a aposentadoria, fornecendo informações e documentos falsos.
  2. Pensionistas que também recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
  3. Falta de Prova de Vida.
  4. Familiares recebendo indevidamente benefício de parente que já morreu.
  5. Quem está a mais de 6 meses sem revisão do benefício, no caso dos que recebem a aposentadoria por incapacidade.
  6. Dados desatualizados junto ao INSS.
  7. Valores mais altos do que os que se tem direito de fato.
  8. CPF do beneficiário não está registrado na base de dados da Receita Federal.
  9. Quem recebe o BPC, mas possui renda acima da faixa permitida.
  10. As pessoas que recebem o benefício do auxílio-doença ou incapacidade permanente, mas que apresentam condições de trabalhar.
  11. Servidores federais, estaduais e municipais recebendo BPC.
  12. Acúmulo de benefícios.

Como saber se está na lista do Pente-fino?

Beneficiários que caem nesse pente-fino automático são notificados por meio de carta, com aviso de recebimento. Portanto, fique atento a sua caixa de correio e mantenha seu endereço atualizado junto ao órgão federal.

Recentemente, o INSS fez um alerta para que as pessoas que recebem algum benefício pago pelo Instituto, como aposentados, BPC e pensionistas, devem manter seus dados de contato, como endereço, telefone e e-mail, sempre atualizados junto à instituição. De acordo com INSS, essa atualização pode ser feita através do Meu INSS (gov.br/meuinss) ou da Central Telefônica 135.

Quem for notificado, o que deve fazer?

A partir do recebimento da notificação, o segurado terá 30 dias para agendar —pelo telefone 135 ou no site meu.inss.gov.br— o atendimento em uma agência da Previdência.

Ao comparecer ao posto do órgão, o cidadão deverá apresentar a documentação solicitada para a correção da falha que gerou a convocação.

Se não houver resposta ou a explicação for insatisfatória, o benefício será suspenso, e o segurado contará com mais 30 dias para apresentar a sua defesa. Só após o esgotamento deste prazo é que o benefício será cortado.

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