Recadastramento de aposentados no INSS continua suspenso até junho

Recadastramento de aposentados no INSS continua suspenso até junho

Recadastramento de aposentados no INSS continua suspenso até junho.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continua tomando cuidados para reduzir o risco de contágio entre aposentados e pensionistas do INSS.

Neste momento, todos os aposentados e pensionistas não precisam fazer o recadastramento e a renovação de senha bancária até o mês de junho de 2020, mas a medida ainda pode ser prorrogada pelo INSS. Trata-se da Prova de Vida e renovação da senha. Veja detalhes abaixo:

>Revisão automática por erro do INSS ainda vai pagar mais dois lotes aos aposentados e pensionistas

Não haverá corte
De acordo com INSS, aposentados e pensionistas do órgão não terão interrupção nos pagamentos por não realizarem o procedimento. O objetivo da suspensão do recadastramento é proteger os segurados. As medidas foram divulgadas por meio da Portaria 373/2020, no Diário Oficial da União.

>Aposentados do INSS: veja 7 possibilidades de você ter dinheiro esquecido e como sacar

A decisão vale tanto para os residentes no Brasil, como para quem mora no exterior e inclui o procedimento realizado por meio de agendamento em domicílio.

Em situações normais, a prova de vida é feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.

>INSS: Mulheres tentam sacar R$ 80 mil de pensão fraudulenta e se dão mal

A partir de abril, os benefícios do INSS também serão mantidos, sem a necessidade de apresentação de declaração de cárcere, de CPF ou da da execução do programa de Reabilitação Profissional, entre outras rotinas habituais que exigiam a presença física do segurado.

Cabe ressaltar que as medidas decorrentes do estado de emergência pública podem ser prorrogadas enquanto perdurar a pandemia.

>Aumento do teto do INSS em 2021: Veja o que deve mudar no valor das aposentadorias e pensões

Sem sair de casa
O INSS reitera que os segurados não precisam se deslocar até uma agência para ter acesso aos serviços ou pedir um benefício. Basta acessar o Meu INSS através do gov.br/meuinss ou ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado de 7h às 22h horas. O segurado só deve buscar atendimento presencial se for imprescindível, como, por exemplo, em caso de perícia médica.

>INSS emite alerta e explica como receber a antecipação do BPC e Auxílio-doença