Para ativar o cartão, o responsável familiar deve ligar gratuitamente de qualquer telefone, fixo ou celular, para o número 0800 726 0207 solicitando o desbloqueio e a liberação para o cadastramento da senha. Em seguida, é preciso ir a uma lotérica para assinar o termo de responsabilidade de guarda do cartão. Neste momento, também será cadastrada a senha do beneficiário, caso tenha sido feita a liberação prévia por telefone. Após o cadastramento, o atendente passará o cartão no terminal eletrônico para ativá-lo. Também é indispensável apresentar um documento de identificação para realizar o procedimento. A ativação do cartão e cadastramento da senha também podem ser feitos diretamente em qualquer agência da CAIXA.
Ao entrar no programa, a família recebe uma correspondência informando que foi selecionada. O prazo para entrega dos cartões, emitidos pela CAIXA, é de 30 a 45 dias. Nesse período, o beneficiário pode sacar o dinheiro através de guia bancária apresentando documento de identificação em qualquer agência da CAIXA.
Segundo o MDS, quando o cartão é entregue, um integrante da família maior de 18 anos deve assinar o recebimento. Caso não haja ninguém na residência, serão feitas mais duas tentativas. Depois disso, o cartão fica disponível na agência dos Correios por 20 dias. Após esse prazo, os Correios encaminham o cartão para uma agência da Caixa.
De acordo com a diretora do Departamento de Benefícios do MDS, Caroline Paranayba, é proibida qualquer cobrança de taxas ou venda dos cartões. Ainda segundo ela, usuários devem manter as informações do Cadastro Único sempre atualizadas. Pois, o cadastro é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais, entre eles o Bolsa Família.
“Além do endereço, é preciso manter outros itens do cadastro em dia, como aumento ou diminuição da renda, nascimento ou morte de alguém da família. É com base nessas informações que é feito o cálculo de quanto a família irá receber”, explica.
Se não houver nenhuma mudança, a confirmação das informações do cadastro deve ser feita obrigatoriamente a cada dois anos. Se o cadastro ficar mais de dois anos sem atualização, a família é convocada para o processo de Revisão Cadastral. Caso não mantenha o cadastro atualizado, a família pode ter o repasse do recurso bloqueado.
Como e onde sacar o Bolsa Família
Os pontos disponíveis para saque do benefício com o cartão são os terminais eletrônicos da CAIXA, Caixa Aqui e lotéricas. Se estiver sem o cartão, basta comparecer a qualquer agência da CAIXA levando documento de identificação.
Para saber o dia em que é possível retirar o dinheiro, deve-se observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. No primeiro dia, recebem as famílias com NIS de final 1.
No segundo dia, os cartões terminados em 2 e, assim, sucessivamente. Os recursos ficam disponíveis para saque durante 90 dias. O calendário de pagamento pode ser consultado no site do MDS. Na página da pasta no Facebook também é possível conferir o dia de saque.
O programa
O Bolsa Família é voltado para famílias extremamente pobres (renda per capita mensal de até R$ 85), bem como pobres (renda per capita mensal entre R$ 85,01 e R$ 170). Ao entrar no programa, as famílias recebem o dinheiro mensalmente e, como contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de saúde e educação. O valor repassado a cada usuário varia conforme o número de membros da família, idade e renda declarada no Cadastro Único.
Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003