Câmara adia votação da MP que antecipa 13º de aposentados para todos os anos

Câmara adia votação da MP que antecipa 13º de aposentados para todos os anos

Câmara adia votação da MP que antecipa 13º de aposentados para todos os anos. A comissão mista da Medida Provisória 891/19 voltará a se reunir nesta quarta-feira (30/10) para votar o relatório preliminar, que antecipa o pagamento de parte do 13º salário de aposentados para todos os anos. O encontro está marcado para as 14h30 no plenário 2 da Ala Nilo Coelho, no Senado Federal.

Nesta terça (29/10), foi concedida vista ao relatório apresentado pelo deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), que acatou duas das 20 emendas apresentadas à proposição, e por isso a votação foi adiada para esta quarta.

O que é a MP?

A nova MP determina que metade do 13° salário dos segurados e dependentes da Previdência Social seja paga com os benefícios do mês de agosto todos os anos. Antes da MP, a antecipação dos valores já era feita, mas precisava ser confirmada a cada ano pelo governo.

A medida também estabelece que a análise dos processos administrativos de requerimento inicial e de revisão de benefícios administrados pelo INSS cujo prazo legal para conclusão tenha expirado até 15 de junho de 2019 integrará o Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade.

Alterações

Entre as mudanças contidas no projeto de lei de conversão da MP, estão:

  • o pagamento do auxílio-doença pelo empregador até 120 dias de afastamento, com a devida compensação tributária;
  • reavaliação médica pericial da incapacidade em caso de denúncia;
  • desconto do Imposto de Renda sobre o abono anual apenas em sua segunda parcela;
  • alteração das regras para celebração de acordos de cooperação técnica entre o INSS e órgãos e entidades da União, dos estados e do Distrito Federal;
  • e restrição à compensação previdenciária nos casos de haver dívida com o Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

A realização da perícia médica deverá ocorrer até 45 dias após a data do requerimento do benefício, autorizada a compensação imediata enquanto não realizado o procedimento.

Autor do pedido de vista, o senador Paulo Rocha (PT-PA) justificou que pretende analisar o texto apresentado pelo relator, por entender que a proposição altera prazos e o acesso a benefícios previdenciários.