Conheça 6 alimentos que estimulam a criatividade e saiba como consumi-los

Conheça 6 alimentos que estimulam a criatividade e saiba como consumi-los
Conheça 6 alimentos que estimulam a criatividade e saiba como consumi-los. Foto: Divulgação P3K.com

Conheça 6 alimentos que estimulam a criatividade e saiba como consumi-los

A criatividade não é algo que se possa sentir, porque é a capacidade mental de inventar ou criar algo. Somos todos seres criativos em uma ampla variedade de formas e assuntos. Embora pareça que essa capacidade não tenha a ver com comida , na verdade ela influencia, já que também se deve aos processos neurais que ocorrem no cérebro.

De acordo com especialistas, o cérebro requer de 20 a 30% das calorias diárias que ingerimos, as quais são distribuídas para os processos necessários, incluindo a criatividade. Por isso, embora algumas dietas busquem reduzir a ingestão calórica, a quantidade necessária no dia-a-dia de cada pessoa deve ser levada em consideração.

>>Cenoura, iogurte e limão para combater rugas e rejuvenescer a pele

Aqui estão seis alimentos que estimulam a criatividade e a capacidade cognitiva, ajudando você a ter um melhor desempenho mental. Esses alimentos estimulam as funções cerebrais e reduzem a deterioração celular, além de ajudar a reduzir o estresse, explicamos por que e como eles beneficiam você.

6 alimentos que estimulam a criatividade

1. Chocolate

Não o comercialmente disponível que tem grande percentual de açúcares, mas aquele que contém pelo menos 70% ou mais de cacau, é um excelente alimento para o cérebro devido ao seu alto aporte de flavonóides, composto químico que estimula os processos cognitivos. Em um estudo conduzido pela Universidade de Illinois , foi confirmado que dietas ricas em flavonóides aumentam as funções cerebrais e têm impacto no melhor desempenho cognitivo.

>>Confira 3 remédios caseiros para fortalecer as unhas

2. Nozes

Nozes, especialmente amêndoas ou sementes, são uma fonte rica em vitamina E, um poderoso antioxidante que retarda o declínio cognitivo. As nozes são uma fonte de ácidos graxos ômega 3, que ajudam a melhorar a capacidade do cérebro, enquanto as sementes contêm aminoácidos que aumentam os níveis de serotonina e as amêndoas são ricas em magnésio para acelerar o funcionamento do cérebro.

3. Mirtilos

Essas frutas vermelhas são excelentes para a criatividade, pois são fonte de vitaminas e antioxidantes como as antocianinas que ajudam a desintoxicar o corpo e a combater os radicais livres, evitando danos oxidativos nas células e protegendo os neurônios do cérebro. Da mesma forma, melhora as funções mentais e é um dos mais ricos em antioxidantes dentre os classificados como frutas vermelhas.

4. Couves de Bruxelas

É um vegetal verde considerado um dos mais nutritivos pelo seu teor de vitamina K, que ajuda a potencializar a atividade cerebral e melhorar as funções deste órgão para o desempenho adequado de suas funções. Pertencente à família dos brócolis e da couve-flor, também fornece vitaminas A, C e ácido fólico, além de potássio, fósforo, cálcio, magnésio e antioxidantes, que combatem os radicais livres no organismo.

>>Receita saborosa de muffins de espaguete com salsicha e queijo

5. Azeite virgem

O azeite virgem ou extra virgem é uma gordura saudável que fornece ácidos graxos essenciais como o ômega 3, que contribui, entre outras coisas, para baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, melhorar o funcionamento do cérebro e criar novas conexões nos neurônios. Também fornece vitaminas, antioxidantes, minerais e carboidratos que melhoram as funções cognitivas e reduzem o risco de declínio cognitivo.

6. Farinha de aveia

Este cereal fornece fibras e carboidratos de absorção lenta, que além de fornecer energia moderada, mas constante, previne fraqueza, fadiga e ansiedade, melhorando o trabalho intestinal. As propriedades relaxantes da aveia também se devem às suas avenantramidas, polifenóis quase exclusivos da aveia, que atuam como antioxidantes. Também fornece ferro, vitaminas B e minerais como fósforo, ferro e zinco, além de avenina que fornecem energia, combatem a fadiga, a tristeza e o estresse.

>>Aprenda 7 formas de usar óleo de bebê na sua rotina diária de beleza

Veja mais