Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

É perigoso comer cabeças de camarão? saiba mais

Comer cabeça de camarão saiba quais perigos

É perigoso comer cabeças de camarão? saiba mais – As receitas de camarão são verdadeiramente espetaculares e são mesmo consideradas uma das proteínas mais apreciadas para serem consumidas em qualquer estação onde se apetece pratos mais frescos e leves. No entanto, este tipo de alimento tem de passar por um rigoroso processo de higiene e também retirar as partes que não podem ser degustadas, como a tripa preta em forma de linha ou as próprias cabeças.

Apesar de muitos pratos serem oferecidos com camarão que incluem a cabeça para mostrar um prato fresco, você deve saber que esta parte pode ser um elemento que é melhor remover e evitar comer, pois há toda uma razão científica por trás disso, que valida a importância de apenas evitar esta parte dos frutos do mar.

É perigoso comer cabeças de camarão? saiba mais
É perigoso comer cabeças de camarão? saiba mais | Foto: pixabay

Por que não é bom comer cabeça de camarão?

Não é recomendado comer ou chupar as cabeças de camarões. Embora muitas pessoas possam desconhecer o motivo e o perigo que representa, existem argumentos apoiados por especialistas para evitar essa prática. Especialistas indicam que as cabeças de camarão contêm altas quantidades de cádmio, um elemento químico que tem efeitos negativos para a saúde. Esta substância representa alguma toxicidade e perigo para os rins e fígado, por isso é melhor evitá-la a todo custo.

As cabeças possuem carne de cor escura e contém essa substância química que se acumula principalmente no hepatopâncreas, que faz parte do sistema digestivo e está localizado na cabeça dos crustáceos.

Cádmio, a substância tóxica encontrada na cabeça do camarão

O cádmio é um elemento químico com número atômico 48 localizado no grupo 12 da tabela periódica dos elementos. É considerado um metal pesado, macio, branco azulado, relativamente pouco abundante e um dos mais tóxicos, também é um elemento natural encontrado na crosta terrestre, todos os solos e rochas, incluindo carvão e fertilizantes minerais.

Apesar de a cabeça do camarão conter naturalmente uma pequena porção desse metal, sua ingestão não é recomendada, pois é altamente tóxica e com consumo frequente representa um perigo real para a saúde.

Comentários estão fechados.