Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Farinha de leguminosas: 6 dicas para aprender a fazer 

receita simples para prepara sua própria farinha de leguminosas

Farinha de leguminosas: 6 dicas para aprender a fazer – Quando se trata de substituir a tradicional farinha de trigo em receitas, as farinhas de leguminosas costumam ser a resposta para os problemas que representa o uso de farinha extraída do clássico cereal, por isso, desta vez, compartilhamos algumas dicas para preparar sua farinha de uma forma simples.

Ele fornecerá mais proteína

Você deve ter em mente que a farinha de leguminosas geralmente é muito diferente da farinha de trigo nutricionalmente falando, já que as leguminosas fornecerão um teor de proteína muito maior devido à quantidade desse nutriente que elas devem fornecer em sua alimentação.

Farinha de leguminosas: 6 dicas para aprender a fazer 
Farinha de leguminosas: 6 dicas para aprender a fazer | Foto: pixabay

Tem um índice glicêmico mais baixo

Da mesma forma, graças ao amido que contêm e ao restante das fibras que as leguminosas trazem para este tipo de alimentação, as farinhas extraídas das leguminosas tendem a ter um índice glicêmico mais baixo e, portanto, um impacto menos agressivo nos níveis de açúcar no sangue em comparação com a farinha de trigo convencional.

Não se preocupe com o glúten

Como as leguminosas não contêm glúten, a farinha resultante desses alimentos também não terá esse nutriente entre seus elementos, portanto, são uma excelente opção para preparar alimentos adequados para pessoas que sofrem de doença celíaca. Lembre-se que o trigo é o principal cereal que se evita ao sofrer desta condição graças ao glúten.

Você vai precisar de um processador de alimentos

Deve-se ter em mente que o preparo requer utensílios muito potentes, muitas vezes esse tipo de alimento é bastante difícil de ser processado em um liquidificador comum.

Eles podem mudar o sabor das suas receitas

Você pode preparar a partir de uma grande variedade deste tipo de alimentos, desde grão-de-bico e lentilhas a ervilhas secas, cada um destes elementos irá proporcionar um sabor ligeiramente diferente, o que irá alterar o resultado final das receitas onde utilizar este tipo de farinha.

Você pode misturar as farinhas

Assim como pode preparar farinhas de leguminosas a partir de cada um dos frutos das leguminosas que tem à sua disposição, pode fazer uma mistura de várias leguminosas para conseguir uma farinha com as características que pretende ou com o sabor mais sutil que conseguir, você não precisa se concentrar em uma única fonte de nutrientes.

Farinha de grão de bico e lentilha

Ingredientes

  • 2 xícaras de grão de bico seco
  • 1 xícara de lentilhas

Modo de preparo

1- Para preparar a farinha de leguminosas (neste caso usaremos grão-de-bico e lentilhas secas), você só precisa que sua leguminosa esteja bem seca, assim evitará que a umidade faça grumos em sua farinha.

2- Coloque num processador de alimentos e triture até obter um pó fino, pode triturar várias vezes para o conseguir, por fim passe por um passador para retirar os pedaços grandes das leguminosas e terá a sua farinha pronta.

Comentários estão fechados.