INSS alerta segurados para fazer atualização cadastral pela internet

INSS alerta segurados para fazer atualização cadastral pela internet

INSS alerta segurados para fazer atualização cadastral pela internet. Veja o passo a passo e saiba fazer para evitar problemas como suspensão de benefício.

As pessoas que recebem qualquer benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como aposentados, pensionistas, BPC e auxílios, devem atualizar os dados de contato, como endereço, telefone e e-mail, junto à instituição. A atualização deve ser feita pela internet. Saiba como fazer.

No último mês, o INSS publicou uma nota na sua página na internet alertando que as informações precisam estar em dia. “Toda comunicação do INSS é feita por carta ou e-mail, quando cadastrado”, acrescenta Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Adriane adverte que manter os dados em dia é de extrema importância, porque “caso o INSS precise comunicar com o segurado e não tiver sucesso, ele geralmente suspende o benefício até que o segurado apareça”. Vale destacar que essa atualização não é a prova de vida feita anualmente pelos segurados.

O que deve ser atualizado?

O cidadão que recebe benefício no INSS e que precisa atualizar dados cadastrais, tais como: nome, nome da mãe, CPF, endereço, e-mail, telefone e etc.

Como fazer a atualização | Veja passo a passo

  1. Acesse o Portal do Meu INSS.
  2. Faça login no sistema
  3. Na coluna à esquerda, o beneficiário deve clicar em “Alterar dados de contato”.
  4. Em seguida, abrirá uma tela com os campos de endereço, e-mail e telefone, que podem ser atualizados pelo usuário.
  5. O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.

Esse serviço também está disponível na Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. É necessário informar dados como número do benefício, data de nascimento, CEP, nome completo e CPF do beneficiário para realizar a atualização.

Nova cidade – Ao mudar de cidade, o segurado deve solicitar a transferência do benefício para a nova localidade. Para isso, é necessário agendar o serviço na Agência do INSS mais próxima do novo endereço.

Para obter outras informações ou agendar serviços, o interessado deve ligar para a Central Telefônica 135, de 7h às 22h, de segunda a sábado, ou acessar o Portal www.inss.gov.br.