Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

INSS tem duas convocações em vigor: saiba como evitar o bloqueio do benefício

INSS tem duas convocações em vigor: saiba como evitar o bloqueio do benefício
INSS tem duas convocações em vigor: saiba como evitar o bloqueio do benefício

INSS tem duas convocações em vigor: saiba como evitar o bloqueio do benefício.

Quem é aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos aos procedimentos que são solicitados pela Previdência Social, sob pena de ter o benefício suspenso ou bloqueado.

Atualmente, dois chamamentos distintos do INSS estão em vigor. Ou seja, são procedimentos diferentes. São eles:

  1. Prova de Vida e renovação de Senhas 2020
  2. Atualização de dados de todos os beneficiários 2020

1) Prova de Vida e renovação de Senhas 2020

Milhões de aposentados e pensionistas devem fazer anualmente o recadastramento no INSS, necessário para que os benefícios não sejam suspensos. Segundo o instituto, mais de 1 milhão de benefícios estão pendentes da realização da prova de vida no Brasil e, por isso, correm o risco de serem bloqueados, suspensos ou cortados.

O que é preciso fazer para não ter o benefício suspenso?

  • Simples. O aposentado e o pensionista têm que ir até a agência bancária onde recebe o benefício e provar que está vivo. Só isso.
  • Não é na agência do INSS. É no banco. Os segurados do INSS com idade igual ou superior a 60 anos poderão, a partir de agora, agendar para serem atendidos em uma das agências do órgão.

O que o beneficiário tem que levar para fazer a prova de vida?

Um documento oficial com foto:

  • carteira de identidade, carteira de trabalho, a CNH, por exemplo.
  • Mas não podem ser aqueles documentos antigos com fotografia que nem dá para identificar a pessoa.

Como saber o prazo certo da prova de vida?

De acordo com INSS, os beneficiários do INSS devem consultar diretamente seu banco pagador para saber quando devem fazer a prova de vida. Vale destacar que esse procedimento tem que ser feito todo ano, junto ao banco, para não correr o risco de ter o pagamento suspenso por não ter feito a comprovação de vida.

2) Atualização de dados de todos os beneficiários

A falta de atualização dos dados junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode gerar dor de cabeça para quem receber aposentadorias, pensões e auxílios pagos pela Previdência Social. Vale ressaltar que a atualização só deve ser feita se houver necessidade.

Neste momento, a principal exigência do INSS, é que aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS devem manter os dados, como endereço, e-mail e telefone, entre outros, atualizados no instituto.

O que deve ser atualizado pelo segurado?

  • Endereço
  • E-mail
  • Telefone
  • Correção do nome
  • Correção de data de nascimento caso esta errada

Exemplo: Ao mudar de cidade ou bairro, o segurado deve solicitar a transferência do benefício para a nova localidade. Para isso, é necessário agendar o serviço na Agência do INSS mais próxima do novo endereço.

Como fazer a Atualizar dos dados junto ao INSS?

A atualização pode ser feita pela internet ou por telefone.

No Meu INSS, é necessário fazer login, com uso do CPF e senha. Na coluna à esquerda, o beneficiário deve clicar em “Alterar dados de contato”. Em seguida, abrirá uma tela com os campos de endereço, e-mail e telefone, que podem ser atualizados pelo usuário.

Esse serviço também está disponível na Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. É necessário informar dados como número do benefício, data de nascimento, CEP, nome completo e CPF do beneficiário para realizar a atualização.

Para obter outras informações ou agendar serviços, o interessado deve ligar para a Central Telefônica 135, de 7h às 22h, de segunda a sábado, ou acessar o Portal www.inss.gov.br.

Comentários estão fechados.