

Saldo de cotas do PIS vai para o FGTS e muitos aposentados do INSS têm grana para sacar e não sabe.
Todo mundo já sabe que o governo federal migrou R$ 21 bilhões das cotas do Fundo PIS/PASEP para o FGTS e todos poderão sacar o valor. Vale ressaltar que essa mudança não altera o direito de quem ainda tem saldo a sacar. Contudo, as pessoas agora terão um prazo para tirar o dinheiro. Após o prazo estipulado, o dinheiro ficará o Governo. Saiba tudo sobre o saque e a data do prazo para o saque.
>INSS verifica mensalmente 13 situações que podem suspender benefícios
Quem terá direito a sacar o fundo do PIS/Pasep que vai para o FGTS?
- Todos os beneficiários do INSS que tenham saldo têm direito ao saque das Cotas do PIS que vai para o FGTS.
- No caso de aposentados ou pensionistas falecido, qualquer parente ou familiar poderá sacar o valor.
- Trabalhadores comuns que tem cotas do PIS/Pasep também direito caso tenham saldo
- Muitos servidores públicos também vão receber a grana
>Como saber se é um dos 400 mil aposentados do INSS que podem sacar grana extra: veja datas
Com a migração do Fundo PIS/PASEP para o FGTS, perderei o direito os valores não sacados?
Não. O Saldo de Cotas será transferido para contas individuais vinculadas de FGTS. O governo estima que ainda R$ 21 bilhões não foram resgatados pelos trabalhadores. Aos que não realizaram este saque, devem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento oficial com foto. Até o dia 31 de maio, o dinheiro das contas PIS-Pasep continuará com o Banco do Brasil .
Aposentados ou pensionistas – Qual idade para sacar o dinheiro?
No caso das cotas do PIS/Pasep que vai para contas do FGTS, os recursos ficarão disponíveis para todos os cotistas, sem limite de idade, ou seja, pessoas de todas as idades poderão sacar o dinheiro.
>INSS começa a pagar 13º salário dos aposentados segunda: veja o valor da segunda parcela
Qual o prazo para sacar?
Conforme a Medida Provisória nº 946, publicada em 7 de abril de 2020 pelo Governo, os valores de cotas serão tidos por abandonados a partir de 1º de junho de 2025, quando passarão à propriedade do Governo Federal. Dessa forma, os valores das cotas do PIS, estarão disponíveis para saque até 31 de maio de 2025 e quem não sacar perde o dinheiro.
Quais são os documentos de identificação aceitos para o saque?
• Carteira de Identidade
• Carteira de Habilitação (modelo novo)
• Carteira Funcional reconhecida por Decreto
• Identidade Militar
• Carteira de Identidade de Estrangeiros
• Passaporte emitido no Brasil ou no exterior
>Veja 9 mudanças recentes para aposentados e benefícios do INSS
Como consultar se tem direito as Cotas do PIS que vai para a conta do FGTS?
As contas do PIS, vinculadas aos trabalhadores do setor privado, são administradas pela Caixa Econômica Federal. A consulta sobre a existência de saldo disponível para saque deve ser feita no endereço eletrônico www.caixa.gov.br/cotaspis com o CPF e da data de nascimento do cotista falecido ou o número da inscrição PIS dele.
E quem já morreu, a família pode sacar o dinheiro?
Pode sim! Segundo a Caixa, no caso de morte do beneficiário, os familiares deverão comparecer a qualquer agência da Caixa, apresentando os documentos:
• Documento de identificação pessoal válido;
• Certidão de óbito:
• um dos documentos listados abaixo:
>INSS olha essas 13 situações que podem suspender benefícios
–Certidão ou declaração de dependentes habilitados à pensão por morte expedida pelo INSS; ou
–Atestado fornecido pela entidade empregadora (no caso de servidor público); ou
–Alvará judicial designando o sucessor/representante legal e Carteira de Identidade do sucessor/representante legal (na falta da certidão de dependentes habilitados); ou
–Formal de Partilha/Escritura Pública de Inventário e partilha; ou
–Declaração por escrito dos dependentes ou sucessores, de comum acordo, declarando não haver outros dependentes ou sucessores conhecidos e solicitando o saque, independentemente de inventário, sobrepartilha ou autorização judicial.
>INSS alerta aposentados e pensionistas sobre informações falsas
Milhões de pessoas tem cota no Fundo do PIS para sacar e não sabe?
As cotas do do Fundo do PIS que vai para o FGTS é o saldo acumulado na conta individual do trabalhador cadastrado no PIS, decorrente dos valores creditados por ocasião das distribuições realizadas pelo Fundo PIS/PASEP nos exercícios financeiros 1971 a 1989, calculados proporcionalmente ao tempo de serviço registrado na conta e ao salário anual do trabalhador. Portanto, quem trabalhou em uma empresa, ou como servidor público, até 4 de outubro de 1988 tem uma conta no fundo.
Onde e como sacar o saldo de Cotas do PIS?
Se você possui Conta corrente ou poupança, individual e com saldo na Caixa, o crédito pode ter sido realizado automaticamente. Se você possui cartão do cidadão e senha, o saque pode ser realizado no autoatendimento, lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui. Se você não possui nem conta na Caixa nem cartão cidadão e senha, os saques devem ser feitos em uma Agência da Caixa mediante apresentação de documento oficial com foto.
>Aposentados e pensionistas do INSS: o que fazer com as contas do próximo mês?
Quem já sacou o saldo de cotas do PIS, ainda pode ter saldo a receber?
Sim, em decorrência de distribuição de cotas realizada após o saque, lembrando que a distribuição de cotas ocorreu entre 1971 e 1988. O trabalhador poderá realizar a consulta através do site https://webp.caixa.gov.br/cidadao/beneficios/frepw001.asp