Seis foram mortos durante operação policial em Salvador, mostra balanço oficial

Um saldo de treze pessoas conduzidas à delegacia, seis mortos, diversas drogas apreendidas, balanças de precisão e seis armas apreendidas foi o resultado parcial da operação policial deflagrada na madrugada desta sexta-feira (07), nos bairros de Valéria e Fazenda Coutos. Segundo a Polícia Civil, o objetivo principal da ação é prender traficantes envolvidos com homicídios nos dois bairros.

Entre os mortos estão os responsáveis pela chacina em Nova Brasília (Valéria), em 26 de julho, que resultou nos homicídios de um sargento da PM, seu filho e outras duas pessoas que faziam companhia a eles. Os traficantes são responsáveis também por vários crimes no Subúrbio.

Ainda de acordo com a polícia, as vítimas reagiram à abordagem disparando contra os agentes. Houve troca de tiros e todos foram socorridos ao Hospital do Subúrbio depois de feridos, mas não resistiram. Eles eram investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Das seis pessoas mortas durante o confronto, cinco já estão identificadas e duas têm mandados de prisão confirmados. São elas: Jorge Lucas Santos da Cruz, de 23 anos e Lucinei Cardoso Barbosa, o “Pinha” ou “Gago”, 34, referentes à chacina de Valéria.

Os registros de outros três: Marcos Santos de Jesus, 24, José Márcio Cardoso de Jesus, 19, e Hugo Leonardo Farias dos Santos estão sendo pesquisados para confirmar a existência de mandados de prisão e de processos criminais, uma vez que podem ter homônimos. Apenas uma pessoa continua sem identificação plena. Os autos de resistência se deram em locais diferentes do bairro de Valéria.

Deflagrada durante a madrugada, a operação, que continua ao longo do fim de semana para cumprir os mandados restantes, contou com 300 policiais, entre civis e militares, e apoio logístico do GRAER (Grupamento Aéreo da Polícia Militar). Foram expedidos nove mandados de prisão e dez de busca e apreensão. A ocupação dos dois bairros ainda não tem data para encerramento.