Alimentos e infecção urinária: o que você pode comer e o que deve evitar

Alimentos e infecção urinária: o que você pode comer e o que deve evitar
Alimentos e infecção urinária: o que você pode comer e o que deve evitar

Alimentos e infecção urinária: o que você pode comer e o que deve evitar

As infecções do trato urinário ocorrem quando o sistema imunológico está enfraquecido ou quando a pessoa tem maus hábitos, como usar roupas muito justas, roupas sintéticas, beber pouca água, reter muita urina ou não limpar bem a área íntima.

Todos esses motivos culminam em um desequilíbrio na microbiota vaginal ou intestinal, trazendo bactérias nocivas para o trato urinário. É aqui que aparecem sintomas desagradáveis, como vontade de urinar o tempo todo, mesmo com a bexiga vazia, ardor ao urinar e desconforto na área da bexiga.

Quando surge uma infecção urinária, é importante ir ao médico para receber o tratamento antibiótico ideal. Geralmente se resolve em cerca de três dias ou, no máximo, em uma semana.

Junto com a medicação, é importante ter alguns cuidados com a alimentação, o que interfere diretamente no sucesso do tratamento, fortalecendo o sistema imunológico e contribuindo para a cura.

>>3 plantas que você precisa ter em casa para repelir os mosquitos

O que comer quando você tem uma infecção urinária?

Não apenas comer, mas beber bastante água é essencial para acelerar a cura das ITUs. A água, além de ajudar na eficácia do medicamento, vai produzir mais urina e afastar as bactérias infecciosas.

Um alimento ótimo tanto para o tratamento quanto para a prevenção de ITUs é o cranberry, uma fruta vermelha encontrada principalmente na forma desidratada.

Mirtilos  conhecida também como blueberry são frutas que dificultam a adesão de bactérias às células do trato urinário.

Você pode misturá-lo com um iogurte probiótico, que fornecerá bactérias benéficas ao corpo e ajudará a restaurar o equilíbrio da microbiota.

Além dessas frutas, também é bom comer um pouco de cebola, alho, aspargos, melancia, graviola, salsa, cenoura e pepino todos os dias. Esses alimentos possuem muitas vitaminas, minerais, alguns têm ação antibiótica e são diuréticos, auxiliando na produção de urina.

>>Deixe seus pés super macios com este esfoliante caseiro

O que NÃO COMER quando você tem uma infecção do trato urinário

Os alimentos a evitar são aqueles que promovem a inflamação nas células do corpo e causam ainda mais desequilíbrio no organismo, dificultando a cura da infecção. Na verdade, são alimentos que devem ser evitados ou consumidos com moderação, sempre.

  • Açúcar industrializado (bolos, biscoitos, balas e chocolates)
  • Bebidas alcoólicas
  • Cafeína (chá verde, café, chá preto, mate, cola)
  • Carnes processadas (salsichas, chouriço, presunto serrano, mortadela, bacon)
  • Alimentos feitos com farinha branca

>>Como fazer seu botox caseiro sem injeções

Veja mais