Batata com bechamel: uma receita deliciosa para o almoço do final de semana

Batata com bechamel: uma receita deliciosa para o almoço do final de semana
Batata com bechamel: uma receita deliciosa para o almoço do final de semana

Batata com bechamel: uma receita deliciosa para o almoço do final de semana

A receita de batata com bechamel que mostramos a seguir é fácil, rápida e deliciosa. Os ingredientes são fáceis de encontrar porque quase sempre estão presentes nas nossas cozinhas. Usaremos leite, farinha, batata, queijo, manteiga e especiarias.

Com batatas podemos preparar uma infinidade de receitas, mas se procuramos uma simples que sirva tanto de acompanhamento como de prato principal, esta é perfeita! Temos umas batatas bem cremosas de que todos vão gostar e podemos servir de entrada, guarnição ou ao jantar. Além disso, é um prato barato e tradicional que os mais pequenos sempre gostam pelo seu sabor e textura. Fique em Receitas Grátis e descubra como fazer batata com bechamel e queijo.

>>Biscoitos sem ovos que vão deliciar os mais pequenos, com 5 ingredientes

Ingredientes:

  • 6 batatas
  • 500 mililitros de leite
  • 50 gramas de manteiga
  • 50 gramas de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • Uma pitada de noz-moscada
  • 1 pitada de azeite
  • 30 gramas de queijo Mussarela

>>Bolo de ricota: uma receita saudável e muito saborosa

Preparação:

1- Descasque as batatas e corte-as em rodelas finas. Você pode fritar as batatas em uma frigideira com bastante óleo, ou cozinhá-las em água fervente com um pouco de sal ou cozinhá-las no microondas. Optamos pela terceira opção. Para isso, coloque as fatias em uma tigela, adicione um pouco de sal e um pouco de óleo e coloque o recipiente no microondas a 600W por 8 a 10 minutos. Se estiverem macios, estarão prontos, caso contrário, você terá que deixá-los por mais alguns minutos. Não devem estar muito cozidos porque se partem, devem estar faltando um ponto, pois têm que terminar a cozedura no forno.

2- Enquanto as batatas cozinham, prepare o bechamel . Para fazer, coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio. Depois de desfeito, acrescente a farinha, misture e deixe cozinhar por 1 minuto.

3- Coloque o leite em uma jarra e aqueça . Adicione o leite à farinha aos poucos e mexa até formar um creme espesso.

4- No meio do cozimento, adicione um pouco de sal e um pouco de noz – moscada e continue mexendo. Esses ingredientes vão realçar o sabor das batatas com bechamel, mas você sempre pode omiti-los.

5- Quando o bechamel estiver cremoso, experimente caso ache que precisa de mais sal. em seguida apague o fogo.

Montagem

1- Pegue uma assadeira e cubra a base com algumas colheres de sopa de bechamel . Esta etapa é importante para que as batatas não grudem.

2- Coloque uma camada de batatas , por cima um pouco de bechamel e repita este processo até terminar com as batatas.

3- Finalize com uma camada de bechamel que cobre todas as batatas.

4- Cubra as batatas com o molho bechamel com queijo ralado e leve ao forno a 200 ºC com calor por cima e por baixo. O tempo vai depender do tipo de forno, por isso terá de vigiar para os retirar quando todo o queijo estiver gratinado.

>>Receita de Danoninho caseiro com apenas 4 ingredientes

Veja mais