Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Carne com vinho tinto: uma delícia para um almoço ou jantar especial

Carne com vinho tinto: uma delícia para um almoço ou jantar especial
Carne com vinho tinto: uma delícia para um almoço ou jantar especial

Carne com vinho tinto: uma delícia para um almoço ou jantar especial

Uma receita especial, única e surpreendente: carne no vinho tinto. Uma suculenta redução para acompanhar com vários acompanhamentos e conquistar o coração de outra pessoa numa noite especial. Mais fácil do que parece!

A carne ideal para fazer esse preparo é o lombo. É uma carne magra e saborosa que pode ser cozida até ficar macia e suculenta ao mesmo tempo.

Pela sua espessura, é ideal para o tempo de cozedura, desfrutando do resultado com o mais nobre dos líquidos: um requintado molho de vinho tinto. Reunir esses dois sabores é uma arte, mas raramente falham se o corte de carne indicado for respeitado e um bom vinho tinto for usado para dar sabor ao medalhão na proporção certa.

Este prato é excelente acompanhado de rúcula, além de dar o toque “gourmet” na hora de decorar, e servir. O crocante da folha verde contrasta tanto com a doçura do molho como com a maciez do medalhão, formando um prato perfeito, ideal para entreter alguém especial.

Além disso, os tintos dão cor às refeições, fazendo a combinação perfeita com carnes vermelhas.

É aconselhável usar Malbec, Merlot ou Bonarda. Por serem vinhos de corpo médio, vão bem com sabores de média intensidade. A função do vinho será marinar, caramelizar e unir os sabores, por isso a sua qualidade é importante. Não deve ser um vinho cuja qualidade estrague a receita. Claro, você também não precisa de um vinho excessivamente caro.

Para aromas, texturas e nuances agradáveis, será necessário usar um vinho que gostemos de beber, esse é o preceito básico. Muitas pessoas usam vinhos baratos ou vencidos para cozinhar e, portanto, o sabor muda o resultado final.

>>Receita de macarrão cremoso na panela de pressão feito em 7 minutos

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de creme de leite
  • 1 cebola
  • 4 medalhões de lombo
  • 25 g de manteiga
  • 1 folha de louro
  • 1/2 copo de vinho tinto
  • 1 beterraba
  • Rúcula a gosto
  • 1 fio de azeite

>>Que tal preparar um pavê de abacaxi para o final de semana?

Preparação:

1- Em primeiro lugar, será necessário eliminar o excesso de gordura do lombo, para que fique apenas a parte magra da carne cortada em medalhões. Em seguida, tempere com sal e pimenta. Pique a cebola e reserve.

2- Em seguida, ferva a beterraba, descasque e processe juntamente com o vinho. Reserva.

3- Com uma frigideira com manteiga, refogue a carne na manteiga e ao virar, acrescente a cebola picada.

4- Despeje a mistura de vinho com beterraba e folha de louro na panela, reduza e adicione um toque de pimenta.

5- Vire a carne novamente e cubra com mais vinho e molho de beterraba.

6- No último minuto, acrescente o creme de leite e continue cozinhando por mais alguns minutos até que a carne esteja do gosto do comensal.

7- Para apresentar o preparo, coloque o medalhão no centro do prato e desenhe linhas no medalhão com uma colher para que a figura se destaque acima do molho de cozimento.

8- Enfeite com rúcula, pimenta do reino moída e um fio de azeite.

>>Sorvete cremoso de morango feito no liquidificador

Comentários estão fechados.