Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Como fazer fermento caseiro: veja 3 receitas facéis

Como fazer fermento caseiro: veja 3 receitas fáceis
Como fazer fermento caseiro: veja 3 receitas fáceis

Como fazer fermento caseiro: veja 3 receitas fáceis

Existem diferentes tipos de leveduras, que são químicas e biológicas. O fermento de cozimento é feito quebrando o bicarbonato de sódio, que produz dióxido de carbono, fazendo com que a massa se expanda.

O fermento biológico é feito a partir da fermentação de microorganismos vivos que se alimentam e se reproduzem, fazendo com que a massa cresça. A partir desse princípio, é possível utilizar outros ingredientes para fazer fermento caseiro, é o que vamos te ensinar a seguir através destas 3 receitas abaixo.

1. Fermento Natural

Este fermento é ideal para pães e bolos. Este é um tipo de fermento que você precisa cultivar em casa, da mesma forma que o kefir . É ideal para quem cozinha muito, pois precisa continuar alimentando-se diariamente, mesmo sem usá-lo.

>>Sem farinha: deliciosos biscoitos de amêndoa com chocolate

Ingredientes

  • Farinha de trigo: 680 gramas;
  • Farinha de trigo integral: 450 gramas;
  • Água: 1 ½ xícara para começar;
  • Farinha de centeio integral: 225 gramas;
  • Jarra de vidro: 2 unidades, uma média e uma pequena.

Modo de preparação:

1. Em uma tigela com tampa, misture todas as farinhas.

2. Pegue uma xícara desta mistura e coloque em um frasco de vidro esterilizado. Adicione água à temperatura ambiente e cubra sem misturar.

3. Deixe a mistura de farinha e água descansar por 3 dias em um armário de cozinha escuro e seco. Uma vez por dia, agite levemente a garrafa.

4. No quarto dia, coloque meia xícara da mistura de farinha e meia xícara de água na jarra de vidro. Cubra e descanse por mais três dias, mexendo uma vez ao dia, bem levemente, sem mexer.

5. No oitavo dia, abra o frasco, remova um copo de fermento e transfira para um frasco de vidro estéril menor. Cubra e espere mais 6 dias. Duas vezes por dia, é necessário abrir o frasco e “alimentar” os microrganismos com ¼ xícara da mistura de farinha e ¼ xícara de água. Basta colocar a farinha no jarro sem mexer.

6. Após 6 dias, abra o frasco, separe um copo da mistura e descarte o restante. Deixe essa quantidade do copo para dentro do pote e vá dando aos poucos. Deste ponto em diante, você pode usar o fermento.

>>Tiramisu: uma sobremesa requintada, saborosa e fácil de fazer

2. Fermento Refinado

Esta levedura contém ingredientes refinados, que se tornam ainda açucarados para alimentar os microrganismos e fazer a fermentação.

Ingredientes

  • Açúcar refinado: 4 colheres de sopa;
  • Farinha de trigo branco: 4 colheres de sopa;
  • Água: 3 xícaras de chá;
  • Sal: 1 colher de chá.

Modo de preparação:

1. Em uma tigela, misture a farinha, o sal e o açúcar. Adicione a água e deixe a mistura descansar por 2 dias, coberta apenas com um pano limpo para respirar.

2. A cada 5 horas, durante os dois dias de fermentação, mexa levemente com uma colher de pau. Após 2 dias, você pode usar o fermento.

3. Levedura química

Como o ingrediente ativo do bicarbonato de sódio é o bicarbonato de sódio, esse ingrediente faz parte da receita, junto com outro que se encontra no supermercado junto com os desidratados.

Ingredientes

  • Bicarbonato de sódio: ¼ xícara de chá;
  • Creme de tártaro ou bitartarato de potássio (subproduto da produção do vinho): ½ colher de chá.

>>Pão de Cúrcuma: uma excelente opção para o café ou lanche

Modo de preparação:

1. Para preparar o fermento caseiro, basta misturar os dois ingredientes em um recipiente de vidro limpo com tampa e guardá-lo no armário para receitas que exigem fermento químico.

Comentários estão fechados.