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Conheça 8 novos golpes contra aposentados e pensionistas do INSS

Conheça 8 novos golpes contra aposentados e pensionistas do INSS
Conheça 8 novos golpes contra aposentados e pensionistas do INSS

Conheça 8 novos golpes contra aposentados e pensionistas do INSS.

Golpes relacionados a aposentados e pensionistas do INSS é a reclamação mais comum nessa época do ano. O que muita gente parece esquecer é que as quadrilhas e os golpistas não tiram férias. Para evitar dor de cabeça, é preciso conhecer os golpes e tomar cuidado ao longo do ano todo. Por isso, separamos 8 novos golpes para você conhecer.

Quando o assunto é segurança e combate a fraudes e golpes bancários, o Brasil ocupa posição de destaque mundial. Os bancos investem anualmente cerca de R$ 2 bilhões em sistemas de tecnologia da informação (TI) voltados para segurança – valor que corresponde a cerca de 10% dos gastos totais do setor com TI. Os esforços realizados pelas instituições financeiras têm reduzido as possibilidades de atuação dos golpistas no ambiente dos bancos. Com isso, as quadrilhas passaram a direcionar os golpes para os aposentados e pensionistas fora da agência bancária.

Muitos golpes usam a chamada engenharia social, armadilhas que os golpistas criam para obter dados, senhas e informações pessoais dos clientes. “Por ingenuidade, ao cair nesses golpes, os clientes entregam as senhas e outras credenciais de acesso aos criminosos”, explica Volpini.

Conheça 8 novos golpes contra aposentados e pensionistas do INSS e o que fazer para evitá-los:

1- Falso Motoboy

O que é?
O golpe começa com uma ligação ao aposentado ou pensionista, de uma pessoa que se passa por funcionário do banco ou do INSS, e diz que o cartão foi clonado, informando que é preciso bloqueá-lo. Para isso, diz o golpista, bastaria cortá-lo ao meio e pedir um novo pelo atendimento eletrônico. O falso funcionário pede a senha, e fala que, por segurança, um motoboy irá buscar o cartão. O que o aposentado não sabe é que, com o cartão cortado ao meio, o chip permanece intacto, e é possível realizar diversas transações.

Como evitar?
Fique atento: nenhum banco ou INSS pede o cartão de volta ou se oferece para retirá-lo. Então, desligue o telefone e ligue, de outro aparelho, para o banco, para verificar se realmente houve alguma irregularidade.

2- Troca de cartão

O que é?
Ao entregar a maquininha para digitar a senha, o golpista se aproveita de alguma distração ou usa algum truque para desviar a atenção do aposentado, que, sem perceber, digita a senha no campo de valor. Com isso, aparecem na tela os números digitados e não os asteriscos que deveriam aparecem no campo correto. O golpista consegue, assim, roubar a senha. Ainda aproveitando a falta de atenção, ele troca o cartão e devolve um similar, até do mesmo banco. O segurado só vai perceber a troca ao tentar usar o cartão novamente.

Como evitar?
Fique atento ao seu cartão e sempre confira se realmente é o seu na hora da devolução. Veja se a senha está sendo digitada na tela certa. Lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos, nunca os números digitados.

3- Golpe da dupla operação

O que é?
O bandido finge que o cartão não passou na maquininha e alega um problema qualquer do aparelho. Em seguida, ele pega outra maquininha e cobra novamente o valor (o mesmo, ou maior). O truque só é percebido ao se conferir o extrato, que revela o prejuízo.

Como evitar?
Para evitar, baixe o app do seu banco ou de seu cartão e ligue a notificação a cada compra realizada. Antes de passar o cartão novamente, verifique se o valor da compra está correto. Sempre peça e confira o recibo, para ver se a operação foi realizada corretamente. E, se algo der errado, você sempre pode pedir para cancelar a operação imediatamente.

4- Golpe da falsa central telefônica

O que é?
Os bandidos ligam, dizem ser da central antifraude do INSS ou do banco e pedem dados confidenciais. Eles podem usar até recursos tecnológicos, como gravações e menus, iguais aos dos bancos para aumentar a confiança da vítima. Com essas informações e a senha fornecida, os criminosos conseguem alterar os bloqueios de segurança utilizados pelo banco, e conseguem, inclusive, limpar a conta bancária em que o aposentado recebe o dinheiro mensalmente.

Como evitar?
O banco ou INSS nunca liga pedindo dados pessoais. Na dúvida, desligue o telefone e avise seu gerente, sempre usando outro aparelho se o contato for por meio de telefonema.

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5-Golpe da falsa promoção

O que é?
O aposentado recebe um e-mail, SMS ou mensagem de WhatsApp com ofertas tentadoras e atrativas, com links que, na verdade, direcionam para um site falso. Acreditando se tratar de uma página confiável, o segurado do INSS fornece dados sigilosos, como número de cartão e senhas. Com essas informações, o bandido realiza transações, burla bloqueios de segurança, desbloqueia cartões e confirma dados.

Como evitar?
Sempre verifique se o endereço da página é o correto. Para garantir, não clique em links: digite o endereço no navegador. Além disso, nunca acesse links ou anexos de e-mails suspeitos. Mantenha seu sistema operacional e antivírus sempre atualizados. Sempre prefira comprar em sites conhecidos, e nunca use computadores públicos para comprar algo no comércio virtual. Não repasse a outra pessoa nenhum código fornecido por SMS ou imagem de um QR Code enviado para autenticar alguma operação. Na dúvida, fale com seu banco.

6-Aplicativos Maliciosos

O que é?
Um e-mail ou SMS é enviado com um link que, ao ser clicado, instala um vírus no aparelho ou equipamento e dá aos bandidos acesso ao dispositivo. Com isso, eles conseguem acessar dados bancários no computador e realizar transações.

Como evitar?
Mantenha seu sistema operacional e antivírus sempre atualizados e não clique em links suspeitos.

7- Golpe do WhatsApp

O que é?
Os golpistas descobrem o número do celular e o nome do aposentado de quem pretendem clonar a conta de WhatsApp. Com essas informações em mãos, os criminosos tentam cadastrar o WhatsApp da vítima nos aparelhos deles. Para concluir a operação, é preciso inserir o código de segurança que o aplicativo envia por SMS sempre que é instalado em um novo dispositivo. Os fraudadores enviam uma mensagem pelo WhatsApp fingindo ser do Serviço de Atendimento ao Cliente do site de vendas ou da empresa em que a vítima tem cadastro. Eles solicitam o código de segurança, que já foi enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro. Com o código, os bandidos conseguem replicar a conta de WhatsApp em outro celular. A partir daí, os criminosos enviam mensagens para os contatos da pessoa, fazendo-se passar por ela, pedindo dinheiro emprestado.

Como evitar
Uma medida simples para evitar que o WhatsApp seja clonado é habilitar, no aplicativo, a opção “Verificação em duas etapas” (Configurações/Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas). Desta forma, é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo app.

8-Troca de Chip do Celular

O que é?
Após o bandido obter dados pessoais de um usuário, ele liga na companhia telefônica passando-se pelo cliente e solicita o bloqueio da linha. Com documentos falsos, ele se dirige a uma loja da operadora de celular e habilita um novo chip de celular com o mesmo número daquele bloqueado, mesmo sem ter roubado o aparelho. Depois de ter conseguido o número da conta corrente ou do cartão de crédito, utilizando algum outro método fraudulento, o golpista passa a usar o banco, passando-se pelo cliente verdadeiro. Como o criminoso cancelou a linha telefônica da vítima, o correntista fica sem receber alertas de compras ou códigos de segurança (ex. Token SMS), enviados pela instituição financeira. Um indício deste golpe é quando o celular para de funcionar repentinamente.

Como evitar?
Proteja seus dados pessoais, inclusive nas redes sociais, e não revele nenhuma informação a desconhecidos. Quando perceber qualquer movimentação estranha em sua conta corrente ou poupança, ou notar que seu celular parou de funcionar repentinamente, avise o gerente da sua conta ou contate a operadora do seu celular.

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