Os benefícios de sair ao sol por um tempo todas as manhãs

Os benefícios de sair ao sol por um tempo todas as manhãs – Foto: Freepik

Os benefícios de sair ao sol por um tempo todas as manhãs.

O banho de sol sempre foi uma atividade que gerou polêmica, principalmente nos últimos anos, já que o nível de conscientização sobre os danos que causa é muito maior em comparação com outras épocas, onde exibir a pele bronzeada era a obrigação do verão. Porém, atualmente, tomando os devidos cuidados e levando em consideração os horários, essa prática pode ser muito benéfica para a saúde.

>>Confira 14 maneiras de endurecer as unhas com ingredientes naturais

Visto que os raios ultravioleta do Sol são uma fonte de vitamina D para os humanos, sair para tomar sol logo de manhã (não depois das 10h), por cerca de cinco a dez minutos, ajuda a fortalecer o ossos, uma vez que esta vitamina é essencial para a sua mineralização.

Um exemplo claro da falta desse processo é a incidência de raquitismo em crianças e de osteoporose e osteomalácia em adultos que vivem em países onde há pouca luz do dia.

>>Confira 2 maneiras de fazer seu próprio óleo essencial

Esse mesmo contato com os raios ultravioleta regula a produção de melatonina, hormônio que ajuda a definir os ciclos do sono. E é que a luz solar reduz seus níveis, ajudando-nos a nos sentirmos mais acordados durante o dia. Também beneficia nosso humor, ativando a serotonina, o tão famoso “hormônio da felicidade”.

>Estas são as melhores máscaras caseiras para combater pontas duplas

Vitamina D

A vitamina D do sol ajuda a prevenir e controlar a acne; para melhorar as defesas do nosso corpo, aumentando o número de células brancas do sangue, e para metabolizar o colesterol, reduzindo-o.

Sair um pouco pela manhã, entre cinco a dez minutos, não faz mal a ninguém, pelo contrário, a pele, o sistema imunológico e o descanso vão beneficiar. O importante é saber que o ruim está em excesso e em não tomar os cuidados necessários (filtro solar, etc.) se você vai ter uma exposição maior ao sol.