Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Você sofre com gases? Evite comer esses alimentos

Saiba como evitar os gases

Você sofre com gases? Evite comer esses alimentos – O gás, também conhecido como flatulência, é o ar acumulado no intestino que sai pelo reto e acredite ou não, é um processo normal que faz parte da digestão, já que a maioria das pessoas expelem gases até 20 vezes ao dia. porém, quando essa situação se torna um problema, acompanhada de outros sintomas, é importante rever a alimentação.

Os gases excessivamente acumulados podem ser um indício de má digestão ou um problema de saúde que deve ser tratado por um especialista, mas o primeiro passo é cuidar da nossa alimentação para descartar que haja algum problema originado no que consumimos.

Quais alimentos evitar se você tiver muitos gases?

Você sofre com gases Evite comer esses alimentos
Você sofre com gases Evite comer esses alimentos | Foto: pixabay

Gordura

Claro que as gorduras são as principais culpadas da má digestão. Evite alimentos fritos, empanados e ricos em gordura, em vez de gordura comum, prefira azeite virgem ou óleo de semente com moderação e métodos de cozimento na grelha, fervura ou vapor.

Evite ou reduza: manteiga, gordura, maionese, margarina.

Fibra

Acredite ou não, os especialistas recomendam reduzir os alimentos ricos em fibras e isso porque nosso intestino não é capaz de digerir as fibras, aumentando sua quantidade no cólon onde as bactérias da flora intestinal as fermentam e produzem muitos gases. Isso não significa que você pare de consumi-los, mas significa que você limita seu consumo.

Vegetais

Eles são essenciais em uma dieta balanceada, mas se você tiver problemas com gases, comer vegetais, especialmente crus, pode adicionar à sua dieta um excesso de fibras que seu corpo não está processando. Existem vegetais muito específicos que você pode evitar ou cortar, então nem todos eles são ruins para você.

Evite: couve-flor, aspargo, repolho, couve de bruxelas, brócolis, alcachofra, nabo, espinafre, alface, aspargo, pimentão, pepino, acelga e dependendo do seu nível de tolerância, cebola, alho ou alho-poró.

Bebidas

Sim, também existem bebidas que podem causar excesso de gases e também não fornecem nada nutricionalmente. Em troca dessas bebidas, os especialistas recomendam beber água natural, infusões relaxantes ou anti-inflamatórias, águas naturais de frutas, chá de menta, hortelã pimenta ou erva-doce, pois ajudarão a ter uma melhor digestão.

Evite: café, chá, refrigerantes, cola, cerveja, vinho tinto e excesso de álcool, pois há bactérias no intestino que se alimentam do álcool e produzem fermentação, que por sua vez causa gases.

Alimentos de origem animal

Se você gosta de carne, é possível consumi-la, sempre tomando cuidado com a quantidade que ingere por semana, já que a carne vermelha em especial pode ser muito difícil para o estômago digerir. Os especialistas sempre recomendam consumir preferencialmente carne de frango ou peru e peixes. Quanto aos ovos, não há limitação, mas sugere-se não comê-los fritos e dar preferência aos laticínios desnatados ou com baixo teor de gordura.

Evite ou modere: carne gordurosa, carne de porco, salsichas, vísceras, laticínios integrais, ovos fritos.

Outras comidas

Existem outros alimentos que produzem gases, como o excesso de açúcar , alguns condimentos ou adoçantes artificiais, estes devem ser evitados se você quiser melhorar sua digestão e não sofrer mais de flatulência.

Evite ou modere: chocolate, bolos e confeitos industriais, pimenta de qualquer tipo, pimenta malagueta, páprica, adoçantes artificiais como manitol, xilitol e sorbitol e alimentos ricos em açúcar.

Comentários estão fechados.