Por que os bolos racham depois de assados? Saiba como evitar

Por que os bolos racham depois de assados? Saiba como evitar. Foto: Freepik
Por que os bolos racham depois de assados? Saiba como evitar. Foto: Freepik

Por que os bolos racham depois de assados? Saiba como evitar

É provável que algum tempo depois de assar um bolo ele saia rachado. Bem, isso não significa que você não pode comê-lo, mas é um dos principais problemas na hora de fazer um bolo.

Sabemos que à primeira vista o bolo fendido pode não ser apetitoso para alguns, ademais, vai depender se é ou não funcional se decidir adicionar cobertura, pois corre o risco de se desfazer ao retirá-lo do molde.

>Prepare um delicioso bolo de laranja com aveia e sem farinha

Antes de pensar em jogá-lo fora, você deve saber por que isso acontece com os bolos:

1. A temperatura certa:

Embora muitas receitas indiquem que deve ser assado a 180 ° C, é fundamental pré-aquecer o forno com antecedência para que o calor seja uniforme durante o cozimento. O excesso de calor pode causar rachaduras, pois faz com que a levedura cresça muito rapidamente e acelera o tempo de formação de migalhas.

Então, como posso assar os bolos sem quebrar no meio? É muito fácil, basta baixar a temperatura e deixar assar mais tempo. Se você conhece bem o seu forno, então melhor do que ninguém saberá por quanto tempo deve fornecê-lo. Pode interessar a você: Um bolo com cobertura de cream cheese deve ser refrigerado?

>Bolo solado nunca mais! O que fazer para deixá-lo sempre grande e fofinho

Porém, se você não tem certeza da temperatura e do tempo em que seu bolo deve ser cozido, você pode usar um termômetro para saber o valor real.

2. Muito tempo no forno:

Outra causa da quebra do bolo é o cozimento excessivo, que pode ocorrer devido à secagem ou queima. Depois de vários minutos no forno, o pão perde umidade ao ser exposto ao calor e por isso você deve estar atento e retirá-lo na hora certa.

>Decoração de bolo: como cortar, nivelar e rechear de forma simples

3. Você provavelmente adicionou muito fermento em pó:

Ao seguir uma receita deve-se guardar as quantidades exatas, pois é provável que o prato que deseja preparar não saia. Pode-se interpretar que adicionar uma quantidade extra de fermento ou fermento pode garantir um bolo super fofo, mas não.

O excesso de fermento ou fermento em pó é outro motivo da rachadura dos bolos. Leia também: Esta é a maneira correta de untar uma fôrma de bolo.

>Bolo queimado ou cru: saiba o que fazer para salvar a massa

O que acontece é que faz com que o bolo se esfarele, pois as doses extras dessas substâncias liberam dióxido de carbono em um curto período de tempo e, como resultado, o bolo infla muito rápido e afunda no meio ou se desfaz. rachaduras.

4. Não peneirou a farinha:

Incorporar pós como farinha e fermento ou fermento em pó diretamente em seus bolos pode ter um resultado desfavorável em sua receita, pois pode causar rachaduras no bolo depois de assar. Tcheco: Eles afirmam que assar bolos ajuda a aliviar o estresse.

>4 receitas de bolos de pote para vender e fazer renda extra

5. O tamanho da forma:

Considere a forma para assar seus bolos, pois se for muito pequena, a massa dobrará de volume durante o cozimento e, portanto, irá rachar na superfície. Cubra metade ou 2/3 da massa em cada assadeira e você notará como fica perfeita.