

IR 2021: aprenda a conferir se sua declaração caiu na malha fina
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 termina nesta segunda-feira (31), dia em que também já cai o pagamento do primeiro lote de restituição do IR.
E quem já entregou pode verificar se a declaração não apresenta qualquer pendência e portanto, caiu na malha fina.
Para conferir, é preciso entrar no portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte da Receita Federal) pelo site: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/atendimento-virtual
Para acessar o portal, é possível seguir dois caminhos: criar um código de acesso ou entrar pela conta do portal gov.br.
>>Dia Livre de Impostos: Saiba como aproveitar as liquidações
Para criar um código de acesso é preciso ter em mãos CPF, data de nascimento e o número dos recibos das duas últimas declarações entregues (por exemplo, a declaração de 2021 e 2020).
Entre no portal e-CAC pelo código de acesso ou pela conta gov.br
3) Acesso o link “Meu Imposto de Renda”
Em “Meu Imposto de Renda” será possível conferir todas as informações relativas às declarações entregues nos últimos anos.
Acesse o extrato de processamento e verifique se caiu na malha fina e o motivo. Em “Pendências de Malha”, é possível saber se há ou não algum problema com sua declaração.
>>Golpe do Pix: servidora pública perdeu R$ 65 mil em 24h
Ainda que as “Pendências de Malha”, não informem nenhuma pendência no momento, a Receita lembra que esse fato não impede que, em razão de revisões posteriores, possam surgir pendências na malha, pois o cruzamento das informações é contínuo.
Se a declaração tiver pendência, ou seja, caiu na malha fina, há dois caminhos para solucionar a questão.
Se a declaração tiver erro ou omissão
Se a pendência decorre de erro ou omissão de informações no preenchimento da declaração, nesse caso, a solução é retificar a declaração.
Se a declaração não tiver erro
Caso as informações declaradas estejam corretas, o contribuinte pode:
>>Câmara aprova MP do novo salário mínimo de R$ 1.100
a) aguardar a intimação ou a notificação pela Receita Federal; ou
b) apresentar digitalmente seus documentos comprobatórios, de forma espontânea, no Centro Virtual de Atendimento – e-CAC, do sítio da Receita Federal.
A Receita informa que a antecipação da entrega dos documentos para sair da malha fina só está disponível no ano seguinte ao da declaração e apenas para contribuintes com pendências em malha.
Dessa maneira, só será possível apresentar os documentos disponíveis da declaração do IR 2021 a partir de janeiro de 2022.