Danos que você faz ao seu corpo por comer alimentos ultra processados

6 danos ao seu corpo por comer alimentos ultra processados | Foto: pixabay

Danos que você faz ao seu corpo por comer alimentos ultra processados – Quando falamos de alimentação, existem alguns termos que são importantes conhecer, bem como saber quais são as diferenças e como podemos identificá-los. Porém, para ter uma alimentação saudável, as recomendações indicam que devemos consumir alimentos ricos em nutrientes como frutas e verduras, bem como evitar alimentos ricos em gordura, farinha ou industrializados, pois o consumo excessivo desses alimentos pode causar danos ao organismo e a saúde.

Danos que você faz ao seu corpo por comer alimentos ultra processados | Foto: pixabay

Para entender os alimentos ultra processados, você deve primeiro definir o que são alimentos processados. Pois bem, os alimentos processados ​​são aqueles que foram modificados em seu estado natural, podendo sofrer diferentes processos de conservação. Por exemplo, podemos encontrar queijos, pães, entre outros.

O que são alimentos ultra processados?

Agora, quando nos referimos a alimentos ultra processados, são aqueles que não possuem mais sua forma original. São formulados à base de substâncias extraídas ou derivadas de alimentos, podendo conter aditivos que conferem sabor, cor ou textura. Possuem alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas, sódio, possuem pouquíssimas vitaminas e minerais.

Alguns alimentos ultra processados ​​são refrigerantes, embutidos, biscoitos, sucos de caixinha, bolos, doces, geleias, margarinas, entre outros. É por isso que os nutricionistas recomendam o consumo desses alimentos com moderação, sem exceder sua ingestão.

Esses alimentos e bebidas ​​são considerados produtos obeso gênicos, ou seja, favorecem o desenvolvimento da obesidade, portanto, não são considerados saudáveis. Em contrapartida, o consumo frequente desses alimentos leva ao aumento de calorias e ao possível desenvolvimento de doenças como diabetes tipo 2.

Quais são os danos causados ​​ao organismo pelo consumo excessivo desses alimentos

Como já mencionado, o consumo excessivo desses alimentos ​​pode causar aumento de calorias, obesidade e possível desenvolvimento de doenças como diabetes tipo 2. O consumo de alimentos ​​(AUP) é citado como tendo efeitos adversos à saúde, depressão, doenças cardiovasculares e mortalidade por todas as causas são alguns dos danos. Embora também seja apontado que existe um risco aumentado de demência, doença de Alzheimer e demência vascular.

O consumo excessivo desses alimentos também pode causar o aumento dos níveis de colesterol

Por isso, o ministério da saúde recomenda ter hábitos alimentares saudáveis, escolhendo alimentos saudáveis ​​para evitar doenças. Procure selecionar alimentos frescos e sazonais, pois serão mais ricos e nutritivos. Substitua alimentos ultra processados ​​por alimentos tradicionais.

Regule o número de refeições por dia. Verifique o valor nutricional de cada produto que deseja comprar , inclua grãos inteiros ou integrais em sua dieta.
E não se esqueça de se exercitar ou caminhar para mantê-lo ativo durante o dia.