Dieta e humor: veja como a comida pode afetar sua saúde mental

Dieta e humor: veja como a comida pode afetar sua saúde mental
Dieta e humor: veja como a comida pode afetar sua saúde mental

Dieta e humor: veja como a comida pode afetar sua saúde mental

Um tópico que raramente é falado são os efeitos da qualidade dos alimentos que ingerimos na saúde mental. Apenas os benefícios físicos são regularmente mencionados, mas todos os alimentos contêm elementos químicos, cujos efeitos, por serem tão sutis, muitas vezes não são percebidos ou considerados. Mas é importante entender que nosso cérebro é extremamente sensível a qualquer reação química causada pelos alimentos que digerimos.

O cérebro é um órgão que controla as emoções , pensamento , percepção , humor e comportamento; e para seu bom funcionamento depende da energia e dos nutrientes fornecidos pela alimentação diária. Esse órgão possui uma barreira protetora que permite seletivamente a passagem de nutrientes para sua função. Se forem inadequados em qualidade ou quantidade, causam desequilíbrios que produzem alterações no pensamento, percepção, emoções ou comportamentos.

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Os principais neurotransmissores químicos são produzidos pelo cérebro a partir dos alimentos que comemos, que são:

1. Noradrenalina: está envolvida nos processos de atenção, resposta, luta e fuga. Isso pode ser percebido com o aumento da frequência cardíaca. Em resposta a esse neurotransmissor, o corpo libera glicose na corrente sanguínea para disponibilizar energia.

2. Dopamina: produz uma atitude alerta e vigilante que favorece o aprendizado e as atividades motoras. Ajuda a tomar decisões rapidamente.

3. Serotonina: ajuda positivamente a equilibrar a norepinefrina e a dopamina. Proporcionam uma sensação de felicidade, bem-estar, relaxamento e ajudam a ter uma boa noite de sono. Pode ser um analgésico natural. Aumenta nossa capacidade de concentração.

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Existem nutrientes específicos necessários para a formação desses neurotransmissores. Principalmente 2 aminoácidos (provenientes de proteínas) que o corpo não tem capacidade de produzir por si mesmo e devem ser consumidos. Estes são:

1. Tirosina: necessária para a formação de norepinefrina e dopamina

2. Triptofano: é responsável pela produção de serotonina.

É importante entender que sua entrada no cérebro não é tão simples. O triptofano requer glicose para entrar, portanto, os carboidratos tendem a elevar os níveis de serotonina (responsáveis ​​pela sensação de bem-estar). Se desequilibramos o delicado mecanismo que regula o açúcar, podemos afetar negativamente o funcionamento do cérebro, causando sonolência ou hiperatividade, dependendo se está em falta ou em excesso. Por outro lado, o excesso de triptofano reduz a comunicação entre os neurônios e pode causar sono; Você notou isso depois de comer grandes quantidades de comida?

Comer grandes quantidades dessa seleção de nutrientes não é suficiente para nos deixar felizes. É aconselhável consumir alimentos que possam fornecer nutrientes em sua forma mais pura e menos processada. Uma dieta com bastante proteína nas refeições principais é o primeiro passo.

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Concluindo, nossa alimentação pode ser um fator que influencia o estado emocional e condiciona nosso humor, pode melhorar ou reduzir nosso desempenho intelectual ou físico. Por meio dos alimentos que comemos, podemos modificar nossa química interna e, assim, gerar transformações inesperadas.

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