3 receitas para fazer um fígado saboroso, sem cheiro forte e bem macio

3 receitas para fazer um fígado saboroso, sem cheiro forte e bem macio
3 receitas para fazer um fígado saboroso, sem cheiro forte e bem macio

3 receitas para fazer um fígado saboroso, sem cheiro forte e bem macio

O fígado é uma refeição, da qual muitos não gostam. Isto porque às vezes tem um aroma muito forte e / ou quando mastigado é duro e com textura mastigável.

Para isso existem soluções muito fáceis de aplicar. Também vou lhe dar algumas receitas que você verá como resolver facilmente esses problemas comuns que o fígado tem.

Além de ser barato, o fígado contém muitas propriedades benéficas para a saúde. Nessas receitas que vou apresentar a vocês, tentaremos desperdiçar o mínimo possível essas propriedades.

A primeira dica na hora de preparar o fígado é jamais lavar ele com vinagre, pois este ingrediente deixa o fígado duro.

>>Prepare um delicioso pão de banana em menos de 30 minutos

1- Receita de Fígado (Básica e Simples)

Esta receita é muito clássica entre muitas pessoas, consiste em cortar o fígado em tiras muito finas e depois deixar temperar alguns minutos no frigorífico. Você precisará:

Ingredientes

  • 500 g fígado
  • 1/2 colher de chá Pimenta preta
  • 1 ou 2 dentes de alho
  • Sal a gosto
  • 1 cebola grande
  • 2 colheres de sopa de azeite

Preparação

1- Certificamo-nos de lavar e cortar o fígado em tiras muito finas. Deixamos estes em uma tigela seguido do alho previamente picado, sal e pimenta.

2- Misture bem e deixe na geladeira por cerca de 15 a 20 minutos, bem tampado. Depois de algum tempo, retiramos o fígado da geladeira.

3- Coloque o azeite numa frigideira e frite todas as tiras de fígado que temos na tigela. Depois de ligeiramente cozida, adicione a cebola previamente picada em juliana ou brunoise (longitudinalmente ou em quadrados).

4- Quando a cebola fica transparente, retiramos do lume e já sentimos o sabor deste rico fígado temperado. Este é um método muito fácil, mas não falha.

5- Como o fígado é finamente cortado, é muito difícil sair duro. Também todos os temperos e ingredientes que a gente põe nele, por ter uma espessura fina, absorve muito mais rápido.

>>Confira essa receita fácil de pão de mel recheado com doce de leite

2- Filetes de Fígado (marinados com Leite)

Nesse outro método, o que procuramos é amolecer o fígado com leite. Fique tranquilo, pois no resultado final não terá o sabor de leite, mas de alguns condimentos que realçam o sabor. Para isso, você precisará de:

Ingredientes

  • 500 g filetes de fígado
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 240 ml. leite
  • 1/2 colher de chá Condimentos e algumas ervas aromáticas (a gosto e podem ser o que você quiser)
  • 2 cebolas
  • Sal a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite

Preparação

1- Colocamos os filés de fígado em um recipiente. Por cima juntamos os temperos e ervas aromáticas que queremos, misture.

2- Depois de misturados, despejamos o leite (é importante que os filés fiquem bem tapados). Mandamos macerar na geladeira por cerca de 2 a 3 horas.

3- Com o tempo, retiramos o fígado do leite e lavamos bem todas as partes. Depois, secamos bem com papel de cozinha.

4- Em uma frigideira, colocamos o óleo e levamos ao fogo médio. Quando estiver um pouco quente, adicione os filés e frite por 1-2 minutos de cada lado (não precisam ser cozidos por dentro).

5- Retiramos os filés e deixamos num prato, na mesma panela colocamos a cebola cortada em juliana. Quando a cebola estiver um pouco dourada, acrescentamos os filés para finalizar o cozimento.

6- Para este método, o filé não precisa ser muito grosso ou fino. O importante é o tempo de maceração, que também pode passar de um dia para o outro, para reforçar o sabor.

>>Aprenda a fazer um saboroso bolo de fubá de frigideira

3- Fígado em molho de vinho branco

Esse é um dos meus preferidos, pois você pode colocar o fígado com molho em cima de um prato de arroz e fica um almoço perfeito. Para isso, você precisará de:

Ingredientes:

  • 500 g fígado inteiro
  • 1 xícara de vinho branco
  • 2 colheres de sopa. Vinagre Branco ou Limão
  • 1 cebola grande picada
  • 1 ou 2 tomates, picados e sem sementes
  • Salsa picada a gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • Azeite, Sal e Pimenta Preta a gosto

Preparação:

1- Lavamos e cortamos o fígado em cubos de 2 cm. Colocamos todos esses cubos em um recipiente e por cima adicionamos o vinagre, o alho, o sal e a pimenta, misture bem.

2- Depois de misturado, enviamos o recipiente para a geladeira por pelo menos 1 hora. Com o tempo, em uma frigideira de paredes largas, acrescentamos o azeite e a cebola.

3- Deixamos a panela em fogo médio até que a cebola fique um pouco transparente. Em seguida, adicionamos o tomate e a salsa e salteamos por mais alguns minutos.

4- Aos 2 minutos, adicionamos o fígado. Verifique se há líquido embaixo dos ingredientes que estão sendo cozidos, se houver, deixamos cozinhar até que todo aquele líquido se evapore.

5- É importante deixar o fígado grudar na frigideira, isso faz com que ele caramelize e realce o sabor. Em seguida, adicionamos o copo de vinho e abaixamos o fogo.

6- O segredo é misturar delicadamente até que parte do álcool do vinho evapore, o que pode levar de 8 a 10 minutos. Com o tempo, provamos um pouco e corrigimos com sal e pimenta se necessário.

7- E pronto, você teria um prato delicioso para acompanhar com a guarnição que você deseja. Você já deve ter notado, mas se quiser fazer outras receitas lembre-se bem disso:

8- Cortar muito finito para evitar que saia duro é uma das maneiras mais rápidas.
O leite é mais eficaz em filés um pouco grossos, que você pode temperar a seu gosto, mesmo que demore mais tempo. O vinho (especialmente o álcool) traz todo o seu aroma forte e incorpora um sabor incrível.

9- Remova o pano que ela contém (se tiver filetes, você pode encontrar nas bordas), pois isso pode encolher e endurecer o fígado.

10- Com isso em mente, você pode fazer o prato que quiser. E se você não gosta de fígado, faça com que ele experimente um desses métodos e garanto que ele mudará de ideia.

>>Receita rápida e saborosa de caldo de aipim com calabresa e bacon

Veja mais