Rotinas de higiene íntima que não são tão boas quanto você pensa

Rotinas de higiene íntima que não são tão boas quanto você pensa

Rotinas de higiene íntima que não são tão boas quanto você pensa

A maioria das mulheres é muito cuidadosa com a higiene vaginal . Mas há momentos em que caem em rotinas de higiene íntima que não são tão boas quanto pensam.

Devido à necessidade de eliminar qualquer fluido ou odor, muitos acabam adotando hábitos ruins que podem prejudicar a saúde da vagina.

Por isso, é importante saber quais práticas podem ser prejudiciais e como evitá-las.
Vamos começar …

>>Você sabe o que é rosácea e como tratar esse problema na pele?

1. Excesso de ducha higiênica

As duchas higiênicas parecem uma forma eficaz de eliminar bactérias e maus odores concentrados na área íntima. Porém, longe de serem benéficos, podem produzir alterações que levam ao aparecimento de infecções.

Chuveiros internos causam um desequilíbrio na atividade de bactérias saudáveis ​​na vagina , o que reduz sua capacidade de proteção contra patógenos.

Recomendação: Em vez de fazer esse tipo de lavagem, o ideal é lavar as partes externas com água e sabão neutro.

2. Uso de protetores de calcinha

A indústria de produtos para higiene íntima tem se encarregado de convencer seus consumidores da necessidade do uso de protetores e produtos similares para evitar desconforto por fluidos e odores. A verdade é que seu uso diário pode ser contraproducente, pois sufocam a área e aumentam as chances de coceira, irritação e outros sintomas incômodos.

Recomendação: O ideal é limitar ao máximo o uso desses elementos. Por exemplo, eles podem ser usados ​​antes e depois do período menstrual. Para manter a área fresca, é melhor usar roupas íntimas respiráveis ​​feitas de tecidos de algodão e não muito apertadas.

>>Veja como fazer um presente criativo e econômico para o dia dos namorados

3. Aplicação de perfume ou pó de talco

Um dos maus hábitos que transcenderam ao longo dos anos é a aplicação de perfumes, talco e outros produtos de higiene íntima que irritam a região.

Embora por muito tempo fossem considerados métodos eficazes de prevenção de excesso de fluxo e odores, hoje se sabe que podem causar efeitos indesejáveis, causando fugas de pH . Seu uso frequente provoca irritação nas partes externas da vagina e, muitas vezes, afeta o aparecimento de leveduras e infecções bacterianas.

Recomendação: A vagina tem um odor particular que não deve ser neutralizado. Não há necessidade de se envergonhar disso. Caso o cheiro seja muito forte, é aconselhável consultar um médico.

4. Esfreguar a pele que reveste a área vaginal

A pele que reveste a área vaginal é mais sensível e requer um tratamento especial. Algumas mulheres exageram quando a estão escovando e a esfregam com força. Com essa prática, pequenos ferimentos podem ser produzidos e se tornar entradas de agentes infecciosos.

Recomendação: Deve-se aplicar o sabonete com cuidado e esfregar suavemente com os dedos ou a palma da mão.

>>Remédios caseiros para transpiração excessiva e odor nas axilas

5. Remoção Excessiva os pelos pubianos

É um equívoco pensar que a depilação completa dos pelos pubianos é sinônimo de boa higiene. Isso é o que a maioria das mulheres pensa hoje.

É importante saber que os pelos da região vaginal cumprem uma função essencial: proteger a vagina contra bactérias, leveduras e vírus que podem causar infecções. Você deve escolher um método minimamente invasivo de remoção de pelos. Cremes depilatórios e produtos depilatórios naturais são uma boa opção.

Recomendação: Procure deixar um pouco de cabelo para não deixar a área desprotegida.

Observação: Consulte seu ginecologista com frequência para cuidar da saúde partes íntimas

>>Adeus ao clareamento invasivo: clareie seu cabelo naturalmente em casa